É a ação para buscar auxílio financeiro dos parentes (pais, filhos, avós e irmãos) ou ex-cônjuges/ex-companheiros que não possuem condições de subsistência própria.
Na maioria dos casos, esta ação é ajuizada pelos filhos em relação aos pais e o único requisito, nesta hipótese, é comprovar o parentesco, considerando que a necessidade do filho menor de idade é presumida pela lei.
Já na hipótese do ex-cônjuge/ex-companheiro, a pensão em regra é temporária, sendo indispensável provar que ela(e) deixou o trabalho para se dedicar aos cuidados da família e em decorrência disso, há dificuldade de retornar ao mercado de trabalho para arcar com as despesas pessoais.
Em relação aos demais parentes, a lei prevê regras específicas e excepcionais, que deverão ser analisadas em cada caso.
COMO É CALCULADO O VALOR DA PENSÃO?
Não existe valor pré-determinado em lei.
Por esta razão, a lei apenas estabelece um parâmetro para que haja equilíbrio no momento da fixação da pensão em cada caso concreto. O parâmetro utilizado é a necessidade de quem pede a pensão e a possibilidade de quem irá pagar.
QUANDO ENCERRA A OBRIGAÇÃO DE PAGAR ALIMENTOS DOS PAIS EM RELAÇÃO AOS FILHOS?
Em regra, com a maioridade. Todavia, é necessário que o genitor(a) que pague a pensão ajuíze ação de exoneração de alimentos para encerrar sua obrigação.
Há entendimento consolidado nos Tribunais que a pensão poderá ser paga até os 24 anos, desde que o filho comprove que esteja cursando pré-vestibular, ensino técnico ou ensino superior. Após esse prazo, é necessário que o genitor(a) também ajuíze ação de exoneração de alimentos.
Em ambos os casos, se o genitor(a) não buscar o Judiciário para se liberar (exonerar) do pagamento, a obrigatoriedade permanecerá.
A equipe Morais&Fagundes conta com advogados especialistas que poderão avaliar seu caso e orientar qual valor de pensão é possível obter.
Se quiser buscar uma pensão justa para você ou seus filhos, entre em contato conosco para resolver este grande problema.
Basta chamar no WhatsApp que um dos nossos advogados especialistas irá lhe ajudar.
Esta ação só é possível quando já exista sentença ou acordo judicial que definiu um percentual a ser pago. Neste caso, se não houver o pagamento ou se for feito em percentual inferior, a lei autoriza a cobrança sob pena de prisão ou penhora dos bens ou valores do genitor(a).
Não é necessário esperar três meses para cobrar pensão atrasada. A partir de um dia de atraso já é possível a cobrança do valor atualizado, ou seja, com juros e correção monetária, do qual faremos o cálculo para você.
Quanto maior a demora na cobrança, maior a dificuldade no recebimento. Portanto, não perca tempo! Estamos te aguardando para concretizar os direitos do seu filho.
Não deixe de chamar nossa equipe pelo WhatsApp para te auxiliarmos.
O valor da pensão alimentícia fixado por sentença ou acordo judicial poderá ser revisto a qualquer tempo, tanto para discutir o aumento ou até mesmo sua diminuição.
Para isso, será necessário o ajuizamento de ação revisional de alimentos para comprovar que ocorreu mudança na situação financeira de quem paga ou de quem recebe a pensão, justificando a majoração ou redução do valor fixado.
A equipe Morais&Fagundes conta com advogados especialistas que poderão avaliar seu caso e buscar a pretendida majoração ou redução da pensão fixada, de maneira justa.
Entre em contato conosco para resolver este grande problema. Basta chamar no WhatsApp que um dos nossos advogados especialistas irá lhe ajudar.
É a ação em que se discute o encerramento da obrigação do pagamento de pensão alimentícia.
É importante esclarecer que a maioridade não faz cessar, automaticamente, a obrigação com a pensão alimentícia. É obrigatório o ajuizamento de ação específica para encerrar este dever.
ATÉ QUANDO HÁ OBRIGATORIEDADE DE PAGAR PENSÃO?
Até a maioridade ou até os 24 anos, se o filho estiver cursando pré-vestibular, ensino técnico ou ensino superior.
Em ambos os casos, se o genitor(a) não buscar o Judiciário para se liberar (exonerar) do pagamento, a obrigatoriedade da pensão permanece e, caso não haja pagamento, poderá sofrer prisão ou penhora de bens ou valores até que seja encerrado esse dever judicialmente.
A equipe Morais&Fagundes é especializada neste assunto e poderá te auxiliar tanto na propositura desta ação quanto em sua defesa, caso já exista pedido em andamento.
Entre em contato conosco para resolver este grande problema. Basta chamar no WhatsApp que um dos nossos advogados especialistas irá lhe ajudar.
Copyright © 2022 – MORAIS & FAGUNDES SOCIEDADE DE ADVOGADOS.